Frequentemente, as pessoas me perguntam o que é, como surgiu, como faz e mais algumas coisas a respeito dos cosplays, creio que algumas destas perguntas já estão atreladas ao inconsiente coletivo então respondendo num ping-pong rapidinho.
Cosplay, que bicho é esse?
Etimologicamente, a palavra é uma contração de dois termos em inglês costume + play, sendo assim vestir um cosplay é apenas brincar de se fantasiar?
Não. Há todo um conjunto de regras que variam de lugar para lugar sobre como usar um cosplay. De toda forma, consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, de origens diversas, por exemplo, livros, animes, mangás, quadrinhos, games, filmes ou ainda ídolos musicais atrelando o figurino à interpretação dos mesmos.
E como foi que surgiram os primeiros cosplays?
Em meados da década de 70 durante as convenções de Star Wars nos EUA, onde os fãs da saga começaram a vestir-se como mestres e padans Jedi nesses encontros.
Na mesma época em que começou a difusão dos jogos de RPG (Role Play Game) baseados num universo de fantasia medieval, nos Estados Unidos, e começavam a aparecer nos eventos pessoas vestidas como seus personagens para interpretação de jogos de ação ao vivo (live-action).
Mas em pouco tempo os animes e mangás foram tomando conta do público. Tanto que hoje é comum atribuir o termo cosplay apenas a personagens de origem japonesa.
Cosplay é fantasia de carnaval?
Não. Alguns cosplayers ocasionalmente podem até usar seus trajes no carnaval, porém, não é esse o intuito de um cosplay.
E como foi que isso veio parar no Brasil?
No inicio dos anos 90 durante a exibição do anime Cavaleiros do Zodíaco, começaram a surgir no Brasil os primeiros eventos relacionados apenas aos animes e mangás. E vestir-se como seu personagem favorito passou a ser uma expressão do carinho dos fãs por aquele personagem ou série especifica.
Com o tempo vieram os concursos de fidelidade da caracterização em interpretação que ajudaram a popularizar ainda mais os cosplays.
No Brasil o grande foco está em personagens de origem nipônica, porém com o tempo personagens de origem americana ou inglesa como Harry Potter ou Piratas do Caribe foram incorporados a cultura.
Isso não é só uma brincadeira de criança não?
Cosplay é coisa séria, para se ter noção das proporções: “o Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior concurso de cosplay do Brasil. Em 2007, mais de 1.200 concorrentes inscreveram-se em seis categorias. Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscritos num só evento em 2007.”
A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país. São 26 competidores selecionados que disputam à competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados participam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participaram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realizadas em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores. A campeã da edição brasileira de 2007 foi Andressa Miyazaki, seguida por Simone Setti e Thaís Jussim.
A Editora JBC organiza o WCS Brasil que reúne 15 duplas de todo o país para competir para saber qual a melhor do país que vai representar-nos na final mundial que é realizada no Japão. Uma vaga é da dupla vencedora do ano anterior, treze são distribuídas por eventos parceiros e uma sai em uma repescagem.
Em 2007, o evento teve média de 4 a 5 duplas inscritas por seletiva. Em 2006, os irmãos Mauricio Somenzari e Mônica Somenzari venceram tanto a etapa brasileira, quanto à japonesa da competição. Em 2007, Marcelo Fernandes e Thaís Jussim venceram no Brasil. Em 2008, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos foram campeões na etapa brasileira e venceram também a etapa mundial. Em 2009 a dupla Geraldo Cecílio e Renan Aguiar venceu a etapa brasileira. [fonte: tia wiki/cosplay]
O que é um cospobre?
É um cosplay de baixo orçamento, na maioria das vezes feito com assim intencionalmente, apenas para brincar com o estereótipo do personagem.
O que é um cosplay de armário?
É uma produção feita inteiramente com peças que você normalmente já teria em casa, talvez apenas acrescida de um detalhe que caracterize o personagem.
Por exemplo: O personagem Neo da trilogia Matrix, usa apenas uma roupa preta comum e um sobretudo, são os óculos e o cabelo que fazem com que ele seja reconhecido como tal.
Mas dúvidas respondo em breve.
Um comentário:
oi, para voçe abrir um espaço de sua loja no nosso blog, basta vc nos dizer o nome de sua loja, foto de abertura, o que sua loja vende e o que vc quiser, basta entra no orkut do blog:PAULISTACOSPLAYFESTIVAL@HOTMAIL.COM , e deixa tudo isso na pagina de recados.
Postar um comentário