terça-feira

Perguntas e repostas sobre o que é cosplay


Frequentemente, as pessoas me perguntam o que é, como surgiu, como faz e mais algumas coisas a respeito dos cosplays, creio que algumas destas perguntas já estão atreladas ao inconsiente coletivo então respondendo num ping-pong rapidinho.

Cosplay, que bicho é esse?

Etimologicamente, a palavra é uma contração de dois termos em inglês costume + play, sendo assim vestir um cosplay é apenas brincar de se fantasiar?

Não. Há todo um conjunto de regras que variam de lugar para lugar sobre como usar um cosplay. De toda forma, consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, de origens diversas, por exemplo, livros, animes, mangás, quadrinhos, games, filmes ou ainda ídolos musicais atrelando o figurino à interpretação dos mesmos.

E como foi que surgiram os primeiros cosplays?

Em meados da década de 70 durante as convenções de Star Wars nos EUA, onde os fãs da saga começaram a vestir-se como mestres e padans Jedi nesses encontros.

Na mesma época em que começou a difusão dos jogos de RPG (Role Play Game) baseados num universo de fantasia medieval, nos Estados Unidos, e começavam a aparecer nos eventos pessoas vestidas como seus personagens para interpretação de jogos de ação ao vivo (live-action).

Mas em pouco tempo os animes e mangás foram tomando conta do público. Tanto que hoje é comum atribuir o termo cosplay apenas a personagens de origem japonesa.

Cosplay é fantasia de carnaval?

Não. Alguns cosplayers ocasionalmente podem até usar seus trajes no carnaval, porém, não é esse o intuito de um cosplay.

E como foi que isso veio parar no Brasil?


No inicio dos anos 90 durante a exibição do anime Cavaleiros do Zodíaco, começaram a surgir no Brasil os primeiros eventos relacionados apenas aos animes e mangás. E vestir-se como seu personagem favorito passou a ser uma expressão do carinho dos fãs por aquele personagem ou série especifica.

Com o tempo vieram os concursos de fidelidade da caracterização em interpretação que ajudaram a popularizar ainda mais os cosplays.

No Brasil o grande foco está em personagens de origem nipônica, porém com o tempo personagens de origem americana ou inglesa como Harry Potter ou Piratas do Caribe foram incorporados a cultura.

Isso não é só uma brincadeira de criança não?

Cosplay é coisa séria, para se ter noção das proporções: “o Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior concurso de cosplay do Brasil. Em 2007, mais de 1.200 concorrentes inscreveram-se em seis categorias. Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscritos num só evento em 2007.”

A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país. São 26 competidores selecionados que disputam à competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados participam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participaram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realizadas em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores. A campeã da edição brasileira de 2007 foi Andressa Miyazaki, seguida por Simone Setti e Thaís Jussim.

A Editora JBC organiza o WCS Brasil que reúne 15 duplas de todo o país para competir para saber qual a melhor do país que vai representar-nos na final mundial que é realizada no Japão. Uma vaga é da dupla vencedora do ano anterior, treze são distribuídas por eventos parceiros e uma sai em uma repescagem.

Em 2007, o evento teve média de 4 a 5 duplas inscritas por seletiva. Em 2006, os irmãos Mauricio Somenzari e Mônica Somenzari venceram tanto a etapa brasileira, quanto à japonesa da competição. Em 2007, Marcelo Fernandes e Thaís Jussim venceram no Brasil. Em 2008, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos foram campeões na etapa brasileira e venceram também a etapa mundial. Em 2009 a dupla Geraldo Cecílio e Renan Aguiar venceu a etapa brasileira. [fonte: tia wiki/cosplay]


O que é um cospobre?

É um cosplay de baixo orçamento, na maioria das vezes feito com assim intencionalmente, apenas para brincar com o estereótipo do personagem.

O que é um cosplay de armário?

É uma produção feita inteiramente com peças que você normalmente já teria em casa, talvez apenas acrescida de um detalhe que caracterize o personagem.

Por exemplo: O personagem Neo da trilogia Matrix, usa apenas uma roupa preta comum e um sobretudo, são os óculos e o cabelo que fazem com que ele seja reconhecido como tal.


Mas dúvidas respondo em breve.

domingo

Kawaiicosplay na mídia

É crianças kawaii está ficando chique e vai aparecer numa Revista. =)


Twitter

Yes, we have twitter!

Siga as aventuras [e desventuras -.-°] de kawaii Cosplay pelo link:

segunda-feira

Cosplay de Armário

Hum, como assim cosplay de armário?

Calma que isso nada tem haver com a peça da mobília.
Cosplay de armário, é aquele feito meio no improviso [ou não] com peças que você tem aí na sua casa.

Veja esse exemplo que aconteceu comigo essa semana.

Ganhei um convite para ir ao Anime Party Recife da minha chefe, mas, como eu não esperava ir, não tinha nada preparado, e a maior parte dos meus cosplays está na casa da minha mãe, então qual foi a solução: Cosplay de Armário.

Com peças que eu tinha no aconchego de meu lar dei um jeito de produzir meu cosplay.


Vamos por partes, da cabeça aos pés:

Faixa estilo lolita e "orelhas" que tinha em casa e foram devidamente custumizadas.

Peruca marfim do maridon.

Fitas de cetim que tinha dando bobeira em casa, afinal também sou cosmaker, como compro na peça, sempre tem algum pedaço de fita em casa, ou que sobrou ou que ainda vai ser usada.

O pulo do gato: o vestido não é vestido, é uma saia longa de sweet lolita. É claro que ficou curto, mas aí é que entra o pulo do gato 2 - a missão. Para dar volume e aumentar o comprimento, usei uma saia de armação feita com filó, também conhecido como tule que fiz para um outro cosplay.

Nas pernas meia calça rosada, apesar de ter ficado branca nas fotos.

E nos pés sapatinhas de vínil que se encontra em qualquer sapataria ou loja multimarcas. Que por sinal foram compradas para ir trabalhar por serem confortáveis.

É isso, viu que só não faz cosplay quem não quer, que não precisa gastar muito. =)


E depois do make pronto é só aproveitar o evento. =)
Chero crianças.

quarta-feira

RT cosplay xD

Como já faz um bom tempo desde a minha última atualização por aqui, então resolvi postar um texto que vi por aí. sobre o que é e um pouco da história dos cosplays.

Cosplay = Cos ( costume = fantasia ) + Play ( player = brincar ), o termo cosplay é de origem americana e significa ‘’brincar de se fantasiar’’ e surgiu numa convenção de quadrinhos nos anos 70 quando fizeram uma promoção onde as pessoas com fantasias de Super-herois entrariam de graça. Com o passar do tempo foi se tornando uma tradição e um habito que se espalhou por todos os tipos de convenções envolvendo series ou personagens, principalmente as de "Jornada nas estrelas"Star Trek e "Guerra nas estrelas"Star Wars, aonde as pessoas fantasiadas se tornaram a principal atração com concursos de fantasia e interpretação de cenas dos filmes ou episodios revelando talentos de nivel profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão aonde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de anime, mangá e videogames, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses.

Caracteriza-se pelo DIY (Do it yourself - faça você mesmo): o futuro cosplayer (palavra utilizada para designar a pessoa que pratica o cosplay) providencia os materiais para a confecção (alguns mandam determinadas peças a artesãos ou costureiras, ou fazem seus cosplays inteiramente em "Cosplay Stores" - lojas especializadas em confecção de cosplays), prepara os materiais de referência, monta a apresentação (caso haja), enfim, trabalha a interpretação, o figurino e às vezes até o cenário.


Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente.
No início, os únicos cosplays eram de personagem de Star Wars (como os Stormtroopers); mas logo os animês e mangás foram tomando conta do público. Hoje, no Brasil, já se vêem cosplays de qualquer mídia, entre elas comics, filmes, livros e até personagens de internet.

Em convenções de jornada nas estrelas e RPG no final da decada de 1980 já era possível encontrar fãs fantasiados de seus personagens favoritos. No entanto tal caracterização não era conhecida como "cosplay", já que o termo nessa época ainda começava a se difundir no Japão. Da mesma forma o ato de se fantasiar não era visto como um hobby por seus praticantes, manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs. No final da década de 90, com a popularidade do animê Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de animê e mangá no país, fazendo assim esse hobby ressurgir, agora com um nome e suas características próprias, como os concursos. No início as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou games japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter ou Piratas do Caribe.

Os sites Arquivo Cosplay Brasil e Cosplay Party Br foram alguns dos pioreiros a tratar do hobby no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do hobby.

O Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos é o maior concurso de cosplay do BrasilForam mais de 1.200 concorrentes inscritos em seis categorias em 2008. O segundo maior é o Anime Dreams com mais de 800 inscritos em um único evento (2008).

A mesma Yamato Comunicações e Eventos organiza o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país.

São 26 competidores selecionados que disputam a competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados participam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participaram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realizadas em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores. A campeã da edição brasileira de 2007 foi Andressa Miyazaki, seguida por Simone Setti e Thaís Jussim.

A mesma Yamato organiza o Circuito Cosplay, mais tradicional competição de cosplay do país, que está atualmente em sua quarta edição. Em 2005 a vencedora foi Petra Leão, em 2006 Thaís Jussim e em 2007 Andressa Miyazaki.

A Editora JBC organiza o WCS Brasil que reúne 15 duplas de todo o país para competir para saber qual a melhor do país que vai representar-nos na final mundial que é realizada no Japão. Uma vaga é da dupla vencedora do ano anterior, treze são distribuídas por eventos parceiros e uma sai em uma repescagem. Em 2007 teve uma média de 4 ou 5 duplas inscritas por seletiva. Em 2006 os irmãos Mauricio Somenzari e Mônica Somenzari venceram tanto a etapa brasileira, quanto a japonesa da competição. Em 2007 Marcelo Fernandes e Thaís Jussim venceram no Brasil. Em 2008, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos foram campeões na etapa brasileira e venceram também a etapa mundial.

Mais tarde eu dou um up nessa postagem pra incluir os vencederores de outros anos.

sábado

Considerações sobre cosplay

Sempre existirão os cosplays da moda, aqueles que acabam resultando um verdadeiro ataque dos clones mas, isso realmente faz um cosplayer feliz???

Pense bem, o personagem que você gostaria de vivenciar é realmente o principal daquele anime?

Já vi muitas apresentações de cosplay, até mesmo ganhei um pc com essa apresentação, e foi com uma personagem hoje totalmente desconhecida a Patrine.

Durante o evento quase ninguém me reconheceu, o que significa que tirei poucas fotos antes da transformação, mas mesmo assim sai de lá satisfeita, e fui antes mesmo de ser divulgado o resultado da premiação. Estava feliz da vida de ter feito uma personagem que fora um marco na infância de muita gente, embora pouca gente admita isso.

Cosplay bom é aquele que só de pensar em como será a apresentação ou na confecção dos detalhes já te dá uma sensação efervecência por dentro.

E  pelo menos pra mim esse tipo de sensação se dá quando sei que a minha apresentação terá algo de original. Não querendo desmerer os cosplays em massa, mas tem mesmo graça pra um juíz, ou mesmo pra quem vai ao evento ver a mesma apresentação repetidas vezes?

É não me parece legal ver o mesmo jutso ou a mesma bankai dezenas de vezes só pq esses são os animes da moda. 

A lista de produções japonesas de animes é realmente looonga, e ainda a posibilidade de escolher um personagem de tokusatsu ou mesmo mangá.

Então crianças, na hora de escolher, sejam mais seletos e principalmente, sejam criativos.

quinta-feira

kawaiicosplay@hellokitty.com

Quer trocar uma idéia, tirar uma dúvida ou pedir um orçamento,
é só mandar um e-mail pra mim: kawaiicosplay@hellokitty.com